retomada gradual

Cidades da região não devem voltar às aulas presenciais neste mês

Luiza Oliveira e Roberto do Espírito Santo

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

O calendário de retorno gradual das aulas presenciais, proposto pelo governo do Estado, segue causando discussões nos municípios gaúchos. Na manhã desta terça-feira, prefeitos das cidades que compõem a Associação dos Municípios da Região Centro (AMCentro) tiveram uma reunião online para debater sobre a retomada. Segundo o presidente da associação e prefeito de Tupanciretã, Carlos Augusto Brum de Souza, os chefes do Executivo acataram a decisão da maioria, e o mês de setembro continuará apenas com atividades remotas. Cruz Alta e Tupanciretã, por estarem na bandeira vermelha, não podem liberar a volta às aulas.

Retomada das aulas presenciais em Santa Maria não ocorre antes de 15 de setembro

Em Júlio de Castilhos, há um comitê que avalia a situação de forma constante. Segundo o prefeito João Vestena, o momento atual não oferece condições para uma retomada. Já o chefe do Executivo de Agudo, Valério Vili Trebien, afirma que não há motivos para que as aulas retornem, primeiro, pela rede municipal e, depois, as estaduais. 

- As aulas precisam ser validadas, pois o ano existiu. Mas, em algum momento, teremos que retornar - diz Trebien.

MAIS OPINIÕES
Algumas cidades da região de cobertura do Diário fazem parte de outras associações de municípios - Itacurubi, Rosário do Sul, São Gabriel, Lavras do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana da Boa Vista e Caçapava do Sul. A posição dos prefeitos segue a mesma tendência: pelo menos neste mês, não há previsão de retorno presencial. Em algumas cidades, a ideia é não retornar com atividades in loco neste ano. Esse é o caso de Caçapava do Sul:

- Definimos não voltar no momento. Retornar ainda neste ano seria difícil, só com vacina ou se tivéssemos segurança para isso - diz o prefeito Giovani Amestoy.

Maioria das entidades é contrária à retomada das aulas na próxima terça

Para o chefe do Executivo de Lavras do Sul, Sávio Prestes, é preciso garantir a segurança da comunidade escolar. Além disso, ele afirma que a cidade não tem a infraestrutura necessária para garantir, por exemplo, o transporte dos alunos de forma que atenda às exigências sanitárias. Em Itacurubi, a prefeitura só deve autorizar a retomada quando houver uma solução definitiva para a pandemia, conforme o prefeito José Rubem Loureiro.

Em São Gabriel, o prefeito Rossano Gonçalves destaca o risco à saúde, já que uma pesquisa municipal apontou que 32% dos professores e 37% dos servidores das escolas são de grupos de risco.

Em Rosário do Sul, a assessoria de imprensa informou que as aulas da rede municipal dificilmente retornarão neste ano. 

A POSIÇÃO DOS MUNICÍPIOS
AMCentro 
  • Em reunião na manhã de terça, prefeitos decidiram não retomar aulas de forma presencial em setembro
Municípios de outras associações
  • Itacurubi - A retomada das atividades presenciais só ocorrerá quando houver uma solução definitiva para a pandemia
  • Rosário do Sul - A expectativa é que as aulas não retornem neste ano
  • São Gabriel - Defende que a retomada das atividades de Educação Infantil deve ocorrer por último, uma vez que as crianças são vetores de transmissão
  • Lavras do Sul - A expectativa é de que aulas não voltem neste ano. A situação pode mudar em caso de vacina ou grande melhora no cenário da pandemia
  • Santa Margarida do Sul - Não retorna com aulas presenciais em setembro. A princípio, prefeito não gostaria que aulas voltassem este ano. No entanto, aguarda pesquisa que está sendo feita com pais e professores
  • Santana da Boa Vista - Não deve retornar com aulas presenciais em setembro
  • Caçapava do Sul - A expectativa é que aulas não voltem neste ano. Situação muda em caso de vacina ou melhora no cenário da pandemia

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura de Santa Maria seleciona textos para e-book sobre pedagogia Anterior

Prefeitura de Santa Maria seleciona textos para e-book sobre pedagogia

Inscrições para certificadores do Enem começam nesta quarta-feira Próximo

Inscrições para certificadores do Enem começam nesta quarta-feira

Educação